Quem somos

Desde 2002 preservando o legado de Candonga

O Instituto Cultural Candonga é uma entidade sem fins lucrativos fundada em julho de 2002. Sua missão principal é preservar as ações culturais, que seu patrono José Geraldo de Jesus, o Candonga, deixou como legado para sua família e amigos no âmbito das Escolas de Samba e do Carnaval.

Candonga sempre foi homenageado em vida, mas é na chegada do Carnaval que o mundo do samba presta as honrarias ao seu mestre e com muito carinho, mesmo após sua passagem em março de 1997. Em 2020, Candonga completaria 100 anos.

Sentindo a necessidade de divulgar e resgatar nossa cultura, o Instituto Candonga busca, através de diversas ações, incentivar turistas e visitantes a valorizar as raízes culturais manifestadas pelo nosso Carnaval, o maior espetáculo da terra.

Esse legado deixado por Candonga constitui um importante canal de formação de hábitos e costumes do nosso povo, apaixonado pelo samba e Carnaval. Nós, do Instituto Cultural Candonga, buscamos incentivar uma visão crítica, com senso de coletividade e respeito às nossas tradições e cultura.

Nós não comercializamos nossas ações ou cobramos pelos nossos serviços. Todos os movimentos são culturais e absolutamente gratuitos no âmbito do Carnaval. Contamos apenas com apoio institucional e financeiro do governo do Estado do Rio de Janeiro e da prefeitura da cidade do Rio, através da Secretaria de Cultura.

Entregamos a Chave Oficial da Cidade do Rio de Janeiro na sexta-feira de Carnaval. Também recepcionamos ritmistas, sambistas, jornalistas, artistas, autoridades e qualquer pessoa que visite o Espaço Candonga.